top of page
Vnc-principal.png

VNC NEWS

@venicetraveltour  Siga, participe, poste e acompanhe a VNC nas mídias sociais

Deserto do Atacama: 11 dicas de turismo nesta pérola chilena

  • Venice Travel
  • 11 de mai.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 12 de mai.


Turismo no Chile

O Chile é um país de contrates: comprido e estreito, possui cerca de 6.000 quilómetros de litoral no extremo oeste da América do Sul, ao lado do Oceano Pacífico. Sua geografia é extremamente diversa, o que o torna um destino turístico muito interessante. Deserto do Atacama (norte), Santiago e Região Central, Região dos Lagos (sul), Patagônia Chilena, além da distante Ilha de Páscoa, são exemplos da diversidade de opções deste país encantador.


Mas uma das grandes preciosidades do Chile é o exótico Deserto do Atacama, que oferece uma variedade de passeios por paisagens de beleza singular. A região é totalmente voltada ao turismo, o que torna fácil aproveitar ao máximo tudo o que o lugar tem de melhor.


Não se iluda em pensar que há pouco a se fazer no Deserto do Atacama, pois existem muitas possibilidades. Reserve de 4 a 7 dias para conseguir aproveitar as atrações turísticas do lugar, porque menos dias vão deixar saudades. Destacamos 11 lugares escolhidos a dedo para você conhecer e desfrutar essa incrível viagem.





Onde fica o Deserto do Atacama


O Deserto do Atacama fica ao norte do Chile e faz fronteira com Argentina, Bolívia e Peru, pois todo o seu território abrange uma área de mais de 100.000 metros quadrados, ou seja, mais de 1.000 km de extensão. 

Para chegar ao local você terá que pegar um voo até a capital Santiago e em seguida outro até o aeroporto de Calama, o mais próximo do Deserto do Atacama, a 100 km de San Pedro do Atacama, partida da maioria dos roteiros, uma pequena cidade de apenas 2.000 habitantes.





O que fazer no Deserto do Atacama


Entre as opções você encontra salinas - as mais famosas do mundo; vulcões - isso mesmo, no plural, pois alguns ainda são ativos -, lagos e piscinas termais no meio do deserto; trilhas dos povoados antigos; show de flamingos; esportes, cavalgadas e muito mais, confira:


1. San Pedro de Atacama


A 2.400 m de altitude, San Pedro de Atacama é por onde se inicia a aventura no Deserto do Atacama. Com muitas casas de Adobe, o lugar também possui toda a infraestrutura para o turismo, de onde vem o sustento atual da cidade. Você encontra, hotéis, restaurantes, bares, agências com vários tipos de passeios disponíveis e casas de câmbio, ou seja, tudo o que é necessário para uma viagem turística.

2. Piedras Rojas


Para ir para Piedras Rojas você terá de escolher um passeio combo, ou seja, com outra opção, como por exemplo o Trópico de Capricórnio ou Lagunas Altiplânicas. Independente de qual irá optar, a visão de Piedras Rojas é imperdível, lindo e diferente de tudo que você já viu. 


3. Lagunas Altiplânicas


Lagunas Altiplânicas fica muito próximo a Piedra Rojas e o local é tão lindo quanto. Juntos, formam uma beleza inexplicável e natural do Deserto do Atacama. Parece uma pintura com lagunas (lagoas) azuis muito belas, como a Miñique e a Laguna Miscanti.

As cores em contraste com os tons amarelados da vegetação e marrons das montanhas ao fundo, somados aos vulcões com neve no topo, encantam qualquer visitante. 


4. Tour astronômico


O Deserto do Atacama é local perfeito para observar estrelas. Há quem diga que não existe melhor lugar no mundo para se ver um céu tão estrelado. Por 2 razões, a primeira é que o deserto é muito alto e distante, assim nenhuma luz da noite das metrópoles pode atrapalhar. Além disso, as nuvens quase não chegam permitindo um céu sempre limpo.


Existem diversos Tours astronômicos para escolher. Um com grupos maiores, e com muitos telescópios para que todos possam ver, e outro com um telescópio grande disponível para o turista em menor quantidade. Uma dica importante: evite ir durante a lua cheia, quando a luminosidade é mais intensa e ofusca a visão de objetos celestes mais tênues, como galáxias, nebulosas e até algumas estrelas menos brilhantes.


5. Salar de Atacama


Salar de Atacama é considerado o maior depósito de sal do Chile. Possui uma área de 300.000 km quadrados e fica a 55 km de San Pedro de Atacama.

Belos flamingos de cor rosada chamam a atenção, além outras aves como: gansos, patos e nhandus, também fartos na região.


6. Trekking nos vulcões de Atacama


Você já praticou o Trekking? Basicamente é uma caminhada em trilhas de difícil acesso. No Deserto do Atacama, esses obstáculos são cactos gigantes, vulcões e colinas.  Vale lembrar que as caminhadas se iniciam às 8h da manhã para aproveitar o dia, quando ainda está um pouco frio.


Caso opte pelo trekking em vulcão, vale a pena conhecer o Lasca, sempre ativo. Como a caminhada é longa, não faça isso no primeiro dia, quando o seu corpo ainda não está aclimatado com a altitude, pois não irá aguentar o percurso.


7. Salar de Tara


Salar de Tara é um pouco mais longe de San Pedro de Atacama, por esse motivo não são todas as agências que oferecem esse tour. O caminho é por trilhas ou pela areia.

No caminho você irá encontrar enormes rochas com mais de 17 metros de altura, grandes esculturas construídas pela natureza, além de uma linda lagoa para vislumbrar.

 

8. Valle de la Luna + Valle de la Muerte


O passeio pelo Valle de la Luna e o Valle de la Muerte geralmente acontece no primeiro dia e ao entardecer. O caminho é um pouco estreito, com locais onde chega a ser preciso deitar-se no chão para atravessar. Importante levar a lanterna.


Mas vale a pena, pois, por ser em local alto, permite uma bela vista de todo o Deserto do Atacama. A pedra Coiote é uma rocha suspensa com uma visão incrível, que permitirá que você se sinta como se estivesse voando. Por esse motivo, há filas para tirar fotos.

9. Pukara de Quitor


Pukara de Quitor é um sítio arqueológico do século XII, um passeio que não pode faltar para quem gosta de história e arqueologia. Lá habitavam povoados antigos que depois sofreram invasão dos Incas e dos Espanhóis, e finalmente foi reconquistado e restaurado. Há trilhas para os mirantes em que é possível avistar San Pedro do Atacama e outros pontos arqueológicos.


10. Termas de Puritana


Depois de uma caminhada sob sol forte e quente a hora do descanso é recompensada com um banho em águas termais. Termas de Puritana é um verdadeiro oásis no Deserto do Atacama. Conta com belas paisagens e o banho relaxante possui propriedades medicinais. Há quem diga que traz mais vitalidade. Verdade ou não, há 8 opções de poços para escolher.


11. Gêiser del Tatio

O terceiro maior campo de gêiser do mundo é o Del Tatio. Pouco antes do amanhecer acontecem os picos de erupções. Apesar desse espetáculo da natureza é preciso ter cuidado com as fendas. Importante seguir todas as orientações do seu guia turístico.

Para ver os gêiseres em seu melhor horário é preciso despertar muito cedo. Dependendo da época do ano o passeio acontece às 4h da manhã quando a temperatura pode chegar fácil abaixo de zero. Ao amanhecer o Deserto do Atacama começa a mostrar seu outro lado, quando o sol nasce e faz com que os turistas passem a se despir para enfrentar um novo dia de sol.





Clima do Deserto do Atacama


Tal como o lugar, o clima no Deserto do Atacama não poderia ser menos exótico. Há dias de sol intenso e quente, podendo chegar a 40º C. Já ao anoitecer as temperaturas despencam chegando fácil abaixo de 0º C, ou seja, é preciso se preparar para muito frio e muito calor.


Já as chuvas são extremamente raras, com média pluvial próxima de 1 mm ao ano. Esse fato acontece por ser muito alto. Desta forma as nuvens de chuva vindas do Oceano Pacífico acabam despejando suas águas em regiões mais baixas antes de chegar ao Deserto do Atacama. A Cordilheira dos Andes também promove uma barreira evitando que as nuvens cheguem até lá.


A viagem ao Deserto do Atacama é uma experiência única que merece ser vivida. É uma linda aventura com passeios maravilhosos e inúmeras opções de hospedagem que agradam todos os gostos.





Se você quer saber mais sobre esse destino e outros, acompanhe nossas matérias ou fale com nossa equipe de agentes de viagem. Elaboramos roteiros personalizados para qualquer lugar do mundo.


Acompanhe o VNC NEWS! Para as melhores viagens contrate a VENICE TRAVEL e conte sempre com um especialista para te auxiliar.

 
 
 
bottom of page