Saiba tudo sobra a Rota dos Milagres!
- Venice Travel
- há 3 horas
- 5 min de leitura
O litoral do estado de Alagoas é considerado um dos mais bonitos do Brasil. Por esse motivo, é importante que você saiba tudo sobre a Rota dos Milagres, que além de todo o charme, essa região nordestina ainda conta com belezas naturais de tirar o fôlego.

Mas, você sabe de onde vem o termo Rota dos Milagres? Bom, como foi dito, é uma região do litoral alagoano, mais especificamente no norte do estado. Ficou famosa pela beleza natural, espiritualidade e experiências transformadoras relatados por muitos visitantes que passam por ali — daí o nome “milagres”. As cidades que mais se destacam na rota são: São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe e Porto das Pedras. Seguindo mais ao norte do estado, é possível chegar na divisa de Pernambuco.
Então, agora é hora de se aprofundar ainda mais nesse paraíso brasileiro.
Como chegar?
Existem duas possibilidades de chegar até à Rota dos Milagres: uma delas é partindo da capital de Alagoas, Maceió. A outra é pela capital Pernambucana, a cidade do Recife.
Para quem opta por partir de Maceió, é só seguir pela estrada BR-101 em direção norte. Agora se a opção é sair de Recife, o caminho é seguir pela estrada PE-060 até a cidade de Japaratinga e lá ir de balsa até a cidade de Porto das Pedras, sentido Maceió.
Atrativos
Como já foi dito, a Rota dos Milagres passa por várias pequenas cidades e cada uma delas tem seus próprios atrativos. Sendo assim, optamos por falar de cada uma separadamente, uma forma a ajudá-lo a escolher a sua preferida.
Ah, mas fique atento: as praias não possuem a estrutura que estamos acostumados, como quiosques ou barracas à beira mar. Portanto, verifique se o hotel ou a pousada que você escolheu oferecem a opção de refeições para evitar o sufoco durante o passeio. Vamos a elas.

Passo de Camaragibe
A Barra de Camaragibe é a principal praia desta cidade e é onde está localizada uma pequena vila de pescadores.
De águas cristalinas, quase transparentes, são tão calmas que parecem uma piscina e, por isso, turistas aproveitam para praticar esportes como stand up paddle.
Outro destaque da região é a Praia do Marceneiro, onde uma das opções para se hospedar é a Pousada O Casarão. As instalações dispõem de piscina, bar, quartos privativos com ar-condicionado e outras comodidades, além de uma piscina para se refrescar.
Se você quer uma opção mais exclusiva, pode optar pela pousada Infinito Mar. Essa hospedagem oferece bangalôs de frente para o mar, bar e quartos muito confortáveis que podem contar até com banheira de hidromassagem.

São Miguel dos Milagres
A cidade de São Miguel dos Milagres é a mais famosa da região. O pequeno vilarejo conta com rua principal com várias casinhas coloridas que deixa um visual lindo e rende muitas fotos charmosas.
Além da paisagem da rua principal, a cidade ainda tem praias paradisíacas onde o principal atrativo é a beleza inata do lugar. A mais famosa é a Praia do Riacho, que tem um rio que deságua nas águas da praia. Assim, o viajante tem o prazer de desfrutar de um banho de mar em água salgada e um banho de rio em água doce.

Praia do Toque
Essa cidade é a que possui mais piscinas naturais da região da Rota dos Milagres. Para chegar às piscinas, é necessário locar uma das inúmeras jangadas disponíveis. Esse é um dos passeios mais conhecidos da rota e que agrada muito os visitantes, já que a praia oferece várias redes à beira do mar, um recanto para desfrutar essa bela praia.
É na Praia do Toque que também é possível encontrar uma grande quantidade de restaurantes e pousadas de São Miguel dos Milagres.
Em relação à hospedagem, uma sugestão é a pousada batizada com o mesmo nome da cidade: Pousada Vila do Toque. Essa opção tem um jardim enorme e deslumbrante, além de bar, piscina e restaurante. Outra vantagem é que os hóspedes têm a opção de usar as bicicletas, pranchas de stand up paddle ou caiaques, disponíveis na pousada e que estão inclusas no valor da diária.
Já a Pousada Riacho dos Milagres, é mais uma opção interessante para quem quer se hospedar na região da Praia do Riacho. Essa pousada tem uma estrutura muito elegante e está localizada a beira mar, o que é um atrativo a mais. Além disso, a pousada também oferece restaurante e bar.

Porto de Pedras
Outra vila que faz parte da Rota dos Milagres é a Porto das Pedras. Ali acontece o Projeto Peixe-Boi, onde foi criada uma espécie de santuário com o objetivo de preservar esses animais, comuns nas águas do Rio Tatuamunha.
Atualmente a estimativa é que apenas quinhentos peixes-boi vivam na região, graças a projetos como o do Peixe-Boi, fundamental para sua preservação. Isso, além de estimular o turismo ecológico, é uma excelente alternativa para auxiliar o desenvolvimento sustentável da região.
Outra atração importante é o farol que foi instalado pela Marinha do Brasil em 1933, durante a Segunda Guerra Mundial, o que mostra a importância do local para as rotas marítimas.
É possível encontrar algumas opções para se hospedar em Porto de Pedras e uma delas é a Pousada Bora Pira. Muito elogiada na região, essa pousada oferece piscina ao ar livre, possui bar, jardim e um belo terraço.

Praia da Laje
No vilarejo da Praia da Laje é possível conhecer essa maravilha de mesmo nome, com águas claras e transparentes e areia branquinha. O toque especial desta praia é por ser cercada por diversos coqueirais e estar, geralmente, deserta, um privilégio para quem quer aproveitar um dia inteiro de tranquilidade e sossego em um cenário que mais parece o paraíso.
Praia do Patacho
Essa é uma praia bem importante e uma das mais extensas da região. Quando a maré está mais baixa, a Praia do Patacho se transforma em uma linda piscina natural, onde os banhistas conseguem caminhar por longas distâncias mar adentro e desfrutar de momentos maravilhosos.
Uma opção para se hospedar na Praia do Patacho é a Pousada Villages. Ela está localizada na beira da praia e quem se hospeda pode desfrutar de uma linda piscina e um bar com bons drinks. Outra grande opção no Patacho é a Casa Brasileira, hotel e galeria, um refúgio com detalhes obsessivamente pensados, da circulação ao décor. É marcada por adornos e arabescos, típicos da arquitetura da região, e pelo azul turquesa nas esquadrias, impressiona com sua seleção incrível de artesanato nordestino, garimpado sem pressa, junto às obras de arte, escolhidas em antiquários. Uma grande escolha.
Venice Turismo
Para visitar a ROTA DOS MILAGRES e lugares exuberantes como esse conte com a expertise da Venice Travel. Estamos sempre prontos para te ajudar a elaborar roteiros diferenciados no Brasil ou no exterior. Continue nos acompanhando pelo VNC NEWS e nos siga no Instagram para dicas de viagem! @venicetraveltour.





Comentários